
Para algumas pessoas, buscar o controle financeiro não é uma tarefa muito fácil. Em geral, falta orientação, dicas realmente aplicáveis e até equilíbrio emocional. Então, nada como utilizar técnicas precisas e confiáveis para aplicar seu dinheiro no destino correto, seja para quitar ou negociar uma dívida.
Pensando em descomplicar a vida financeira das pessoas, o advogado especialista em Economia e Finanças, Antônio Cláudio da Silva, desenvolveu dois métodos que visam ajudar as pessoas a simplificar suas finanças. Sempre atuante com negociações de dívidas, ele iniciou uma pesquisa com o intuito de orientação financeira para empresas e pessoas físicas.
Após estudar assuntos como coach, neurolinguística, constelações, psicologia positiva, entre outros, o advogado especialista em Economia e Finanças reuniu todo esse conhecimento e desenvolveu um método que orienta as pessoas a saírem do endividamento. Assim, surgiu a Consultoria Financeira Emocional e a Terapia Holística Financeira Emocional.
A técnica é baseada em quatro pilares:
1 – Emocional;
2 – Educação financeira;
3 – Processo de negociação;
4 – Defesa jurídica.
“Enquanto a Consultoria Financeira Emocional consiste em orientar o emocional e ajudar o financeiro do indivíduo, a Terapia Holística Financeira Emocional ajusta somente o emocional. É como se fosse uma consulta onde a gente vai conversando e em até cinco encontros a pessoa readquire seu equilíbrio”, conta o professor Cláudio.
O pesquisador explica porque desenvolveu este método, que foca no emocional do endividado. Além de trabalhar esse importante requisito, Antônio Cláudio conta que esta abordagem é inédita no Brasil, tornando seu material único e diferenciado, uma vez que foge das orientações mais técnicas como são aplicadas pelos demais profissionais que atuam na área de finanças. Assim, surgiu a necessidade de fazer o registro do método.

“Eu negociava as dívidas de alguns empresários, eles ficavam em situação de regularidade e meses depois estavam endividados novamente. Comecei a pesquisar e cheguei à conclusão que era algo relacionado ao emocional, ou seja, o empresário pagava quem devia mais e não a dívida que era mais racional para aquele momento. Ao perceber que meu método traz um resultado muito acima do esperado, fiquei preocupado em deixar sem um cuidado de registro e ele ser copiado. Então, para proteger minha iniciativa, fiz o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e agora estou com ele protegido por 20 anos”, ressalta o professor Cláudio.
O método foi desenvolvido ao longo da pandemia da Covid-19 e concluído no final de 2020. Após toda a estruturação de sua pesquisa, o professor Cláudio buscou a Companhia das Marcas para registrar sua criação. O registro da Consultoria Financeira Emocional já foi feito e está nas mãos do pesquisador, que aguarda agora a finalização e autorização do INPI para o registro da Terapia Holística Financeira Emocional.