Facebook
Instagram
Telefone

Bacoall – Industria Sócio-Participativa de aproveitamento integral do Babaçu

 
A Babcoall é um projeto de industria de beneficiamento integral do coco babaçu. Temos trabalhos de Spin offs realizados na Universidade Federal do Piauí e destacamos 06 patentes que podem trazer vantagem comercial para produtos amplamente trabalhados no mercado.

Partes do Coco e Funcionalidades
– Epicarpo (Fibra Vegetal): Forragem para estofamento; Filtros para ETA e ETE; Briquetes e Pellets
– Mesocarpo (Amido): Massa substituta da Farinha de Trigo; Cola orgânica para Industria Madeireira
– Endocarpo (Piro Lenhoso): MDF de madeira de Lei, Carvão de alta calorimetria (coque vegetal)
– Amêndoa: Oleífero sofisticado riquíssimo em óleo Láurico para cosmético e saponáceos

Nova cadeia Produtiva
O Projeto pretende trabalhar de forma sócio participativa com as Unidades Rurais Familiares de baixa renda que exploram o babaçu de forma extrativa. Este formato requer uma estrutura logística de coleta e seleção estruturada e um pré-beneficiamento por parte destas Unidades Rurais apoiando o cooperativismo e trabalhando o empoderamento social, cultural e ambiental destas comunidades.

Destaque Sustentável
O babaçu é uma cultura extrativista que não degrada o meio ambiente, pois os produtos de aproveitamento são provenientes exclusivamente do coco. As populações tradicionais envolvidas serão acompanhadas e trabalhadas a se desenvolverem economicamente e culturalmente. As técnicas de manejo serão aperfeiçoadas. Os produtos desenvolvidos são orgânicos e substituem produtos de alta toxibilidade como polímeros sintéticos e derivados do petróleo.
Open chat
Fale conosco!